A fisiatria é a especialidade médica que trata de doenças que possam causar limitação, incapacidade ou até perda de capacidade física em um paciente. O médico fisiatra irá atuar no diagnóstico e tratamento de doenças e/ou lesões nervosas, articulares, musculares e ósseas – que vão desde um ombro dolorido e enxaqueca até lesões na medula espinhal e derrame cerebral.
O médico fisiatra irá, na maioria das vezes, trabalhar em conjunto com uma equipe multidisciplinar (com terapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas, por exemplo) e terá uma abordagem de tratamento que pode incluir desde medicamentos e sessões de fisioterapia até infiltrações, uso de toxina botulínica, agulhamentos secos e outros métodos.
Lembrando que a fisiatria não realiza intervenções cirúrgicas e sim tratamentos clínicos e intervencionistas. Alguns dos públicos atendidos pelos médicos fisiatras são idosos que estão em processo de recuperação de alguma lesão ou doença; esportistas que precisam de uma reabilitação física mais rápida, crianças com paralisia cerebral, pacientes com sequelas ortopédicas ou neurológicas, portadores de fibromialgia, entre outros.