As lesões neurológicas são aquelas que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos, ou seja, o sistema neurológico seja de maneira parcial ou total. Alguns exemplos são acidentes vasculares cerebrais (AVC), esclerose lateral amiotrófica (ELA), atrofia muscular espinhal, entre outras. Elas são capazes de causar em maior ou menor grau alterações motoras e/ou cognitivas.
A importância da reabilitação em casos de lesões neurológicas está associada ao fato de o paciente, dentro das suas limitações, conseguir retomar o máximo de autonomia, voltando a realizar atividades básicas do dia a dia como pentear os cabelos, escovar os dentes, subir e descer escadas, entre outras. Tarefas muitas vezes consideradas muito simples passam a ser valorizadas apenas quando se adquire uma limitação para que sejam realizadas, como cuidar de sua própria higiene e alimentação, o que demanda de uma integridade de todos os sistemas de nosso corpo, incluindo o sistema nervoso e o sistema osteomuscular.
A fisiatria, também conhecida como medicina física e reabilitação, irá atuar nessas doenças do sistema musculoesquelético e neurológico capazes de causar limitações físicas. O médico fisiatra trabalhará na reabilitação dos pacientes com lesões neurológicas, sendo que, diferentemente da ortopedia, a fisiatria é especialidade médica com base clínica, baseando-se em tratamentos clínicos e intervencionistas.
Alguns dos tratamentos aos quais o paciente pode ser submetido são: aplicação de toxina botulínica, infiltrações, agulhamentos secos e outros métodos. O objetivo da reabilitação médica é tratar alterações e melhorar as funções do corpo, se enquadrando como uma terapia funcional. O médico fisiatra atua como um maestro no time multidisciplinar voltado para a reabilitação, como com a fisioterapia, fonoterapia, nutrição, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, psicopedagogia, musicoterapia, educação física e cuidadores, fazendo com que os objetivos sejam atingidos por trabalho em sincronia, otimizado para cada paciente, com condutas individuais e não seguindo a mesma receita para todos.