O teste de sobrecarga de levodopa, popularmente chamado de "Teste de Prolopa" é um procedimento realizado em pacientes com sinais e sintomas de Doença de Parkinson. Este teste ajuda a decidir se o paciente é ou não um bom candidato para o tratamento cirúrgico da Doença de Parkinson. Pode ser realizado em pacientes com Doença de Parkinson ou com dúvida diagnóstica (nos chamados Parkinsonismos ou Parkinson atípico). Esse teste é realizado na CDF - Clínica de Dor e Funcional em São Paulo (necessita agendamento prévio).
Os principais critérios para indicação do tratamento cirúrgico do paciente com Doença de Parkinson são:
1) Diagnóstico de Doença de Parkinson há pelo menos 4 anos
2) Resposta ao teste de sobrecarga de levodopa >35% ("Teste de Prolopa" positivo)
3) Ausência de declínio cognitivo importante ou doença psiquiátrica grave (sugerido realização de avaliação neuropsicológica pré-operatória)
4) Condições de acesso para realização de acompanhamento regular com a equipe médica
5) Tremor refratário
6) Complicações motoras, como discinesias incapacietantes, flutuações motoras incapacitantes, "OFF" maior que 3h/dia e ocorrência de fenômeno de "OFF" imprevisível durante o dia. Entenda-se que o estado de "OFF" se refere ao período em que o paciente não apresenta melhora com a ação da levodopa (como se o efeito da medicação tivesse acabado).
É comum a indicação de cirurgia para os pacientes que apresentam intolerância medicamentosa.
O teste de sobrecarga de levodopa ("Teste de Prolopa") é uma avaliação realizada por neurologista, onde aplica-se sistematicamente a escala UPDRS (Unified Parkinson's Disease Rating Scale) parte III com o paciente em "OFF" - sem efeito de medicação por pelo menos 12 horas - e depois novamente aplica-se a mesma escala após uso de uma dose ataque de levodopa dispersível (de ação rápida). A variação de melhora na escala em mais de 35% sugere que o paciente será um bom candidato para o tratamento cirúrgico da Doença Parkinson com Estimulação Cerebral Profunda, também chamada de DBS. Leia mais sobre DBS clicando aqui.
Dra. Clarice Listik - médica neurologista
CRM 161.574
RQE 66.420